Select Menu

site detran by Slidely Photo Gallery

» »Unlabelled » Uso obrigatório do novo extintor é adiado
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga





terça-feira, 06 de janeiro de 2015
O Ministério das Cidades, juntamente com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), decidiram adiar por 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC. A informação foi dada no início da noite de ontem (sefgunda-feira, 05) e causou grande alvoroço nas redes sociais. A decisão foi tomada por conta da falta do equipamento verificada em todo o Brasil. De acordo com informações do Denatran, o adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução. Enquanto isso, nenhum motorista poderá ser multado por dirigir sem o equipamento.
Anteriormente, o Denatran anunciou que não pretendia ampliar o prazo para troca do equipamento e que seguiria a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro. A decisão, contudo, foi alterada na noite dessa segunda-feira (5). Valter Aragão, diretor técnico e operacional do Detran/PA, lembra que a primeira resolução sobre o tema é de 2004. “Todos tiveram tempo hábil para fazer a troca, mas como existe o costume de deixar para resolver na última hora, houve uma corrida muito grande em busca do equipamento o que resultou no fim do estoque das lojas e consequentemente, na falta do produto no comércio”.
Com a decisão do Denatran, motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais tempo para equipar o carro e se preparar para não infringir a lei. Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e ter registrado 5 pontos na carteira de habilitação.
De acordo com estudos, o extintor ABC garante maior segurança aos motoristas e passageiros. Isso porque esses equipamentos com carga ABC são mais modernos e tem capacidade de combater princípios de incêndio em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.
Eles substituem o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos (óleo, gasolina e álcool), materiais também recomentados para o extintor do tipo ABC.

Autor Amerson Bento

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Seu comentário foi enviado com sucesso.